O DIREITO SOCIAL À EDUCAÇÃO BÁSICA NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID 19: ANÁLISE EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE VITÓRIA/ES1

THE SOCIAL RIGHT TO BASIC EDUCATION DURING THE COVID 19 PANDEMIC: ANALYSIS IN A SCHOOL IN THE MUNICIPAL NETWORK OF VITÓRIA/ES

Autores

Resumo

O estudo objetiva compreender as ações pedagógicas promovidas por uma unidade de ensino da rede municipal de Vitória/ES para a escolarização dos estudantes no contexto da pandemia da Covid-19, fundamentando-se em Paulo Freire e Carlos Roberto Jamil Cury, na pesquisa qualitativa e no estudo de caso. Elege como procedimentos, a aplicação de um questionário com professoras em atuação no 3º ano do Ensino Fundamental, a coordenação pedagógica e a direção da unidade de ensino. Os resultados apontam as estratégias adotadas para o enfrentamento do cenário pandêmico: o ensino remoto emergencial, a utilização de plataformas virtuais, a elaboração de atividades impressas, o contato com os estudantes via redes sociais/mídias, dentre outras ações. Desvela que a pandemia/ensino remoto deixou sequelas pedagógicas, cenário que requer políticas públicas para o usufruto do direito social à Educação, conforme prescreve as normativas educacionais brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stheffany dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Ricardo Tavares de Medeiros, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil

Mestre em Educação e Doutorando em Educação pelo Programa de
Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo.
Professor na Rede estadual de Ensino do Espírito Santo.

Paula Debossan Borges, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil

Graduada em Ciências Biológicas e Mestranda em Educação na Universidade
Federal do Espírito Santo (PPGMPE/CE/UFES). Bolsista pela Fundação de
Amparo à Pesquisa do Espírito Santo.

Marcelo Loureiro Uceli, UFES

Mestre em Educação e Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela
Universidade Federal do Espírito Santo.

Reginaldo Célio Sobrinho, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação
(PPGE/CE/UFES).

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição [da] República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 23 de dez. 1996. Seção 1.

BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/prt/portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.ht. Acesso em 29 de novembro de 2023.

CURY, Carlos Roberto Jamil. A educação básica no Brasil. Revista Educação e Sociedade, Campinas, n.80, p. 169-201, set. 2002.

CURY, Carlos Roberto Jamil. A educação básica como direito. Revista Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 134, maio/ago, p. 293-303, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 27. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 33. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2002.

Goode WJ, Hatt PK. Métodos em pesquisa social. 5a ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.

Downloads

Publicado

30-12-2023

Edição

Seção

Artigos (Fluxo Contínuo)