O CONHECIMENTO PERTINENTE NA INTERFACE ENTRE O PLANEJAMENTO DE ENSINO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES DE PESQUISAS DE MESTRADOS PROFISSIONAIS

APPROPRIATE KNOWLEDGE IN INTERFACE BETWEEN EDUCATIONAL PLANNING AND PEDAGOGICAL PRACTICE: INPUTS FROM PROFESSIONAL MASTER´S RESEARCHES

Autores

Resumo

As práticas pedagógicas comprometidas com o conhecimento pertinente promovem a vinculação dos conteúdos curriculares com o contexto e as condições planetárias. Este estudo de revisão sistemática tem como objetivo mapear em pesquisas de mestrados profissionais estratégias utilizadas no planejamento de ensino para o desenvolvimento de práticas pedagógicas comprometidas com o conhecimento pertinente. Tendo como base a pesquisa bibliográfica e a abordagem qualitativa, a pesquisa envolveu a análise de dissertações acessíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Dentre os resultados, verificou-se como possíveis estratégias alternativas conectadas a uma educação problematizadora: a valorização de iniciativas inter e transdisciplinares que favoreçam atitudes comprometidas com o equilíbrio entre as necessidades das pesssoas e as do meio ambiente, a ampliação do vínculo entre a escola e as demandas sociais, bem como seu compromisso com a melhoria do entorno e a ênfase em práticas pautadas no bem comum e no fortalecimento de vínculos afetivos. Desta pesquisa, conclui-se que um planejamento pertinente tem relação com estratégias que envolvam desde a concepção da educação à ênfase da prática pedagógica, às instituições e à sua comunidade interna e externa, bem como ao entorno de sua inserção. 

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Biografia do Autor

Vivian Maria Vetterlein Loures, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP, Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Básica –
PPGEB da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP, Brasil.
Professora da Escola de Educação Básica Nilo Peçanha de Porto União, Santa
Catarina, Brasil.

Simone Da Silva Barth, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP, Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Básica
– PPGEB da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP,
Brasil. Professora da Escola Municipal Guia Lopes de União da Vitória, Paraná,
Brasil.

Marlene Zwierewicz, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP, Brasil

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Básica – PPGEB da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP, Brasil.

Verónica Violant Holz, Universidade de Barcelona – UB, Espanha.

Professora da Universidade de Barcelona – UB, Espanha.

Juan Miguel González Velasco, Universidade Mayor de Sán Andrés – UMSA, Bolívia

Professor pesquisador da Universidade Mayor de Sán Andrés – UMSA, Bolívia.

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Publicado

23-01-2024

Edição

Seção

Artigos (Fluxo Contínuo)