Gestão escolar: da centralização à descentralização

Autores

  • Elma Júlia Gonçalves de Carvalho UEM

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v36i2.5373

Resumo

Nos últimos anos vivenciamos grandes alterações na forma deorganização e administração do trabalho escolar, ao mesmotempo, presenciamos um intenso debate sobre o assunto. Emborafrequentemente as análises sobre as alterações administrativasprivilegiem os aspectos políticos, assumem formas de críticas aocentralismo burocrático, infl exível e inefi caz, assim como a defesada administração democrática, descentralizada e participativa,consideramos que, para apreender os novos rumos tomados pelagestão da educação, torna-se imprescindível compreender asmudanças ocorridas no mundo do trabalho e da produção, pois parecenosser o caminho mais apropriado para desvelar as motivações sociaise históricos que desencadearam esse processo. O principal objetivodeste artigo é analisar o movimento de substituição do modelo deadministração centralizada, burocrático-racional do trabalho escolar,que orientava as propostas até recentemente, por novas práticasorganizacionais descentralizadas consideradas mais democráticas.A análise implicou apreender o movimento de passagem do modelode acumulação taylorista/fordista pelo modelo fl exível, que envolvenovas formas de gerenciamento (o trabalho em grupo, a cooperação,a participação direta nos processos de decisão, a fl exibilização e adescentralização). Essas novas formas não se restringiram aos muros daempresa, foram importadas pela administração pública e condicionama forma de gerir as organizações/instituições, inclusive a educacional.

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Referências

Gestão centralizada. Gestão descentralizada.
Trabalho escolar

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Publicado

31-12-2012

Edição

Seção

Artigos