A evasão escolar no Proeja: uma perspectiva do Ifes Campus Santa Teresa

Autores

  • Aloisio Jorge de Jesus Monteiro UFRRJ / CNPq
  • Milson Lopes de Oliveira IFES
  • Iraldirene Ricardo de Oliveira IFES

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v36i2.5383

Resumo

A expansão das fronteiras urbanas enquanto importante processodinâmico de transformação cultural destaca-se entre os fenômenosmais signifi cativos e, contraditoriamente, pouco reconhecidos nocampo das políticas públicas instituídas. Tal fato implica sérios limitessociais em termos de habitação, saúde, educação, cultura e trabalho.A superação destas condições limitantes de desenvolvimento social ehumano poderá ser alcançada com o reconhecimento das comunidadesresidentes em espaços fronteiriços como sujeitos sociais ativos,capazes de pensar, inventar e realizar seus sonhos de uma vida maisplena e generosa. É preciso desconstruir os estigmas que marcam osresidentes de comunidades periféricas e criar condições para a (re)construção de “novos protagonistas” de políticas sociais em umaperspectiva instituinte. No que concerne às políticas de inclusão,a evasão escolar tem fomentado debates e refl exões em diferentesfóruns de educação pública no Brasil. O problema atinge a Educaçãode Jovens e Adultos (EJA), que possui identidade peculiar, reconhecidapelo Programa Nacional de Integração Profi ssional com a EducaçãoBásica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA),destinado a oferecer qualifi cação profi ssional e elevar a escolaridadedos trabalhadores com trajetórias escolares interrompidas. A EJAdeve ajustar-se à demanda social visando minimizar a evasão escolare constituir-se em efetiva oportunidade de estudos àqueles que nãotiveram acesso à educação na idade própria. Nesta perspectiva, opoder dos atores reside na capacidade de produzir movimentos instituintesde superação das condições de opressão e exclusão humana,partindo do estranhamento com realidades instituídas desse mesmosistema, para apontar outras possibilidades civilizatórias.

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Biografia do Autor

Aloisio Jorge de Jesus Monteiro, UFRRJ / CNPq

 

 

 

Milson Lopes de Oliveira, IFES

 

 

 

Referências

Políticas públicas. Educação de Jovens e Adultos.
Evasão.

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Publicado

31-12-2012

Edição

Seção

Artigos