A evasão escolar no Proeja: uma perspectiva do Ifes Campus Santa Teresa
DOI:
https://doi.org/10.22535/cpe.v36i2.5383Resumo
A expansão das fronteiras urbanas enquanto importante processodinâmico de transformação cultural destaca-se entre os fenômenosmais signifi cativos e, contraditoriamente, pouco reconhecidos nocampo das políticas públicas instituídas. Tal fato implica sérios limitessociais em termos de habitação, saúde, educação, cultura e trabalho.A superação destas condições limitantes de desenvolvimento social ehumano poderá ser alcançada com o reconhecimento das comunidadesresidentes em espaços fronteiriços como sujeitos sociais ativos,capazes de pensar, inventar e realizar seus sonhos de uma vida maisplena e generosa. É preciso desconstruir os estigmas que marcam osresidentes de comunidades periféricas e criar condições para a (re)construção de “novos protagonistas” de políticas sociais em umaperspectiva instituinte. No que concerne às políticas de inclusão,a evasão escolar tem fomentado debates e refl exões em diferentesfóruns de educação pública no Brasil. O problema atinge a Educaçãode Jovens e Adultos (EJA), que possui identidade peculiar, reconhecidapelo Programa Nacional de Integração Profi ssional com a EducaçãoBásica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA),destinado a oferecer qualifi cação profi ssional e elevar a escolaridadedos trabalhadores com trajetórias escolares interrompidas. A EJAdeve ajustar-se à demanda social visando minimizar a evasão escolare constituir-se em efetiva oportunidade de estudos àqueles que nãotiveram acesso à educação na idade própria. Nesta perspectiva, opoder dos atores reside na capacidade de produzir movimentos instituintesde superação das condições de opressão e exclusão humana,partindo do estranhamento com realidades instituídas desse mesmosistema, para apontar outras possibilidades civilizatórias.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
Políticas públicas. Educação de Jovens e Adultos.
Evasão.
Evasão.
Downloads
Publicado
31-12-2012
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0