Formação do professor para o uso de tecnologia assistiva
DOI:
https://doi.org/10.22535/cpe.v0i38.7449Resumo
RESUMO
A formação do professor especialista que atua em sala de recursos multifuncionais ainda não atingiu um nível desejado. Esse professor tem sob a sua guarda um kit de recursos e equipamentos para atender a uma ampla gama de alunos com diferentes deficiências, fato que é motivo de questionamento pela comunidade acadêmica. Assim, é possível perguntar: quais conteúdos específicos essa formação deveria abordar? O presente texto tem como objetivo analisar o kit dessa sala e inferir os saberes docentes subjacentes ao uso desses recursos e equipamentos. A análise, realizada a partir de uma classificação de 63 recursos e dos equipamentos,indicou três categorias: 1) materiais do kit que não demandam saber acadêmico; 2) materiais do kit que demandam saber acadêmico inerente a qualquer curso de formação de professores; 3) materiais do kit que demandam saber acadêmico específico para atendimento a alunos com deficiência. Conclui-se que por volta de 36% dos recursos não demandam saber acadêmico para serem utilizados; 35% desses recursos e equipamentos demandam saber acadêmico para o manuseio adequada; e por volta de 29% desses recursos e equipamentos demandam saber acadêmico específico desses conteúdos, ou seja, carecem de uma formação específica para atuação com alunos com severos distúrbios da comunicação, múltipla deficiência, deficiência visual e ou surdez.
Palavras-chave: Educação Especial. Formação de Professores. Tecnologia Assistiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0