QUALIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: TRADUÇÕES EM DISPUTA NA PRÁTICA DE REDES PÚBLICAS NO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.22535/cpe.v0i0.7456Resumo
O artigo visa a apresentar discussões em torno do conceito de qualidade na educação de jovens e adultos (EJA), com o objetivo de diagnosticar qualidade de ensino, tomando em conta revisões de literatura realizadas no contexto de pesquisa interinstitucional, em diálogo com enunciações e sentidos apreendidos na prática de uma amostra estatística de 121 escolas de redes públicas na cidade do Rio de Janeiro. A pesquisa, de caráter quantiqualitativo buscou formular traduções desses sentidos de qualidade, a partir de indicadores que capturaram aspectos da realidade dessas escolas, tanto as percebendo no contexto de políticas públicas que as sustentam, quanto pelas formas pelas quais se materializam para sujeitos encarnados como diretor, professores e estudantes, para nós traduzidas como singularidades. Após quase três anos de investigação, o conjunto de ideias apreendidas permitirá pôr em marcha a etapa final, quando essas apreensões dialogarão sobre qualidade, nas três cidades em que foram desenvolvidas.
Palavras-chave: educação de jovens e adultos;qualidade de ensino; práticas de qualidade na EJA
ABSTRACT
The aim of this article is to diagnose teaching quality, by presenting the current debate around the concept of quality in Adult and Youth Education. It used reviews of the specialized literature produced in the context of interinstitutional research, as well as interacted with enunciations and meanings recorded during the observation of teaching practice in a statistical sample of 121 schools within the public education system of the city of Rio de Janeiro. The research carried out was of a quanti-qualitative nature, and sought to formulate different translations of those meanings, based on indicators which captured aspects of the reality of the schools, as perceived both in the context of the public policies that support them, and in the way they manifest themselves to subjects incarnated as director, teachers and students, translated here as singularities. After an investigation which lasted nearly three years, the ideas which have been apprehended will guide the final stage of this process, in which the meanings will dialogue with one another in order to discuss quality in the three cities where they evolved.
Keywords: Adult and Youth Education. Teaching quality. Quality practices in EJA.
Downloads
Referências
ASSMANN, Hugo. Metáforas novas para reencantar a educação. São Paulo: Ed. Unimep, 1998.
_______________. Reencantar a educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2007.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br . Acesso em: 19 nov. 2013.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei que fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 19 nov. 2013.
BRASIL. INEP. Jovens de 15 a 17 anos. Power point apresentado por Carlos Moreno, técnico INEP, em reunião de comissão específica para o tema. MEC/SEB/SECAD, 2009.
COIMBRA, Camila Lima, OLIVEIRA, Eliana de. Qualidade da educação em Paulo Freire. In: COIMBRA et al. Qualidade em educação. Curitiba: Editora CRV, 2011. (Série Currículo: questões atuais, volume 4).
GOMES, Cândido Alberto. A escola de qualidade para todos: abrindo as camadas da cebola. ENSAIO: avaliação de políticas públicas em educação. Rio de Janeiro, v. 13, n. 48, p. 281-306, jul./set. 2005.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. As políticas educacionais no governo Lula: rupturas e permanência. REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO. v. 25, n. 2, 197-209, maio-ago. 2009.
OLIVEIRA, Romualdo Portela de, ARAÚJO, Gilda Cardoso de. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO. n. 28, p. 5-23, jan.-fev.-mar.-abr. 2005.
___________________________. Qualidade com garantia de respeito às diversidades e necessidades de aprendizagem. p. 32-34. In: Em questão 4: O plano de desenvolvimento da educação. São Paulo: Ação Educativa, 2007.
PAIVA, Jane. Projeto Diagnóstico da Qualidade de Ensino na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um estudo de caso no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2010. (mimeo).
___________. Direito à educação para quem? 2007. Disponível em: http://forumeja.org.br . Acesso em: 12 ago. 2011.
___________. Direito à educação de jovens e adultos: concepções e sentidos. Disponível em: http://www.anped.org.br. Acesso em: 20 mai. 2011.
PORTELA, Eunice Nóbrega. A política de descentralização de recursos públicos para o ensino fundamental e seus reflexos na gestão da qualidade do ensino público municipal. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2006.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. REVISTA CRÍTICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS [En ligne], 63 / Out. 2002. Disponível em: http://rccs.revues.org/1285 . Acesso em: 10 jun. 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0