FORMAÇÃO CONTINUADA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.22535/cpe.v0i38.7885Resumo
RESUMO
Trata-se de uma pesquisa de doutorado, em andamento, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Apresenta um recorte da pesquisa teórica e também empírica, abordando o tema do desenvolvimento profissional e da formação continuada, que estão contidos no Projeto de Desenvolvimento Profissional de Educadores, promovido pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais no escopo do Projeto Escolas-Referência, o qual foi concebido no intuito de promover a excelência da educação e o resgate da educação pública de qualidade em Minas Gerais. A formação continuada e, por conseguinte, o desenvolvimento profissional são vistos como parte integrante da reforma educacional que acontece no estado desde o final do século XX, e este projeto é implementado no sentido de contribuir para o processo de profissionalização dos educadores, com vistas à melhoria da qualidade da educação. A formação continuada é apontada como tema recente nas pesquisas em educação e apresenta lacunas. Este estudo visa a preencher algumas dessas. Para discutirmos o termo desenvolvimento profissional, nos apoiamos, principalmente, nos estudos de García (1999), confrontando com os “discursos oficiais” que aparecem nos documentos editados pela SEEMG e os relatos que foram coletados na pesquisa empírica, por meio de entrevista focalizada, realizada com professores participantes do projeto, que foram ou são coordenadores dos Grupos de Desenvolvimento Profissional – GDPs.
Palavras-chave: Desenvolvimento profissional; formação continuada; profissionalização; escolas-referência; reforma educacional.
ABSTRACT
This is a doctoral research in progress within the Graduate Program in Education at the Federal University of Juiz de Fora. It presents part of the theoretical as well as empirical research, addressing the topic of professional development and continuing education, which are contained in the professional Development of Educators Project, promoted by the Secretariat of Education of Minas Gerais in the scope of the Schools Reference’s Project, witch was conceived in order to promote excellence in education and the rescue of quality in the public education in Minas Gerais. Continuing education, and therefore professional development, are seen as an integral part of the educational reform that happens in the state since the late twentieth century, and this project is implemented in order to contribute to the process of professionalization of teachers, with aims to improving the quality of education. Continuing education is identified as a theme in recent research on education and has gaps, this study aims to fill some of these. To discuss the term professional development we rely mainly on studies of García (1999), comparing with the "official discourse" that appear in the documents published by SEEMG and the reports that were collected in empirical research, through focused interview made with teachers participants in the project, which have been, or are coordinators of the Professional Development’s Groups – GDPs.
Keywords: Professional development; continuing education; professionalization; schools reference; educational reform.
Downloads
Referências
ALVES, A. C. T. Avaliação de impacto sobre a prática docente: um estudo sobre o curso Normal Superior Veredas. 2008. 233 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.
DALBEN, A. I. L. de F. Formação Continuada de professores: ideias para a construção de uma política integrada entre Universidade e Sistemas de Ensino. In: CALDERANO, M. da A.; LOPES, P. R. C. (Org.) Formação de professores no mundo contemporâneo: desafios, experiências e perspectivas. Juiz de Fora: EDUFJF, 2006, p. 131-146.
EVANGELISTA, O. ; SHIROMA, E. O. Professor: protagonista e obstáculo da reforma. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 33, n. 3, p. 531-541, set./dez. 2007.
GARCÍA, C. M. Formação de professores. Para uma mudança educativa. Portugal: Porto Editora, 1999.
GATTI, B. A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, jan./abr. 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0