“BOTAVA AS ORELHAS DE BURRO NA CABEÇA...”: DA DOR FÍSICA À DOR MORAL: OS CASTIGOS ESCOLARES E O PROCESSO CIVILIZADOR

Autores

  • Milena Aragão UFS
  • Jordana Wruck Timm UCS
  • Anamaria Gonçalves Bueno de Freitas UFS
  • Lúcio Kreutz UCS

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v0i38.7893

Resumo

RESUMO

O presente texto visa trazer alguns apontamentos sobre uma forma de castigo aplicada na escola denominada de castigo moral. Estes, ao contrário de aviltar o corpo, têm como objetivo incutir na criança sentimentos de vergonha e embaraço. Assim, o que se busca problematizar é a introdução de técnicas disciplinares para além do castigo corporal. Para tanto, tece reflexões a partir dos estudos de Norbert Elias em O processo civilizador, dialogando com os conceitos de autocontrole, interdependência e o desenvolvimento dos sentimentos de vergonha e embaraço. Também foram abordados discursos proferidos por educadores do período compreendido entre os séculos XVI a XIX, tempo no qual emergiam os debates sobre a formação da pedagogia e da escola moderna, com intensas discussões sobre técnicas disciplinares , tendo eco em solo brasileiro através de algumas legislações de ensino, em especial ao longo do século XIX. O texto é concluído com algumas ponderações acerca da existência de um repertório sobre os castigos e deste como parte da cultura escolar de diferentes tempos históricos, fazendo referência, também, à distância existente entre as prescrições oficiais e as práticas ordinárias, bem como aos castigos como caminho para educar e civilizar sujeitos.

Palavras-chave: História da Educação. Castigos Morais. Vergonha. Processo Civilizador. Escola Moderna.

ABSTRACT

This text aims to bring some notes about a form of punishment enforced in school called moral punishment. These, unlike demean the body, has as objective instil in children feelings of shame and embarrassment. Thus, what if search problematize is the introduction of disciplinary techniques in addition to corporal punishment. For both, weaves reflections from the studies of Norbert Elias in The Civilizing Process, dialoguing with the concepts of self-control, interdependence and the development of feelings of shame and embarrassment. Speeches were also addressed by educators of the period from the 16th to the 19th centuries, a time in which emerged from the discussions on the formation of pedagogy and modern school, with intense discussions on disciplinary techniques, having echoed in Brazilian soil through some laws of teaching in particular throughout the 19th century. The text is completed with some considerations about the existence of a playlist on the punishments and this as part of the school culture in different historical times, making reference, also, the existing distance between the requirements and the official ordinary practices, as well as the punishment as a way to educate and civilize subject.

Keywords: History of Education. Moral Punishments. Shame. Civilizing Process. Modern School.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Suenya Talita de...Poder, Controle e Violência em Norbert Elias. In: CIVILIZADOR, XII Simpósio Internacional Processo. Civilização e Contemporaneidade. Recife: UFPE, FUNDAJ, 2009.

CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Quando a história da educação é a história da disciplina e da higienização das pessoas. In: FREITAS, Marcos Cezar de (org.). História Social da Infância no Brasil. 7. ed.. São Paulo: Cortez, 2009.

COMENIUS, John. Didática Magna. São Paulo: Martins Fontes, [1649].

D’ELIA, Antônio. Introdução. In: MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. Coleção grandes obras do pensamento universal – 12. 4. ed. São Paulo: Escala, s/d.

ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

KRIEKEN, Robert van. A organização da alma: Elias e Foucault sobre a disciplina e o eu. In Plural, v. 1, nº3, 1996, p. 153-180.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê?. São Paulo: Cortez, 1998.

MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. Coleção grandes obras do pensamento universal – 12. 4. ed.. São Paulo: Escala, s/d.

PILLA, Maria Cecília Barreto Amorim. Manuais de Civilidade, Modelos de civilização. História em Revista (UFPel), v. 9, nº 2, 2003, p. 105-134.

REVEL, Jacques. Os usos da civilidade. In: PERROT, Michelle (org.). História da Vida Privada. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

RIBEIRO, Renato Janine. Introdução. In: ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

ROTTERDAM, Erasmo de. De Pueris (Dos Meninos). São Paulo: Escala, s/d a.

ROTTERDAM, Erasmo de. A Civilidade Pueril. São Paulo: Escala, s/d b.

ROUSSEAU, Jean Jacques. Emilio ou Da Educação. São Paulo: Martins Fontes, [1762].

SPENCER, Herbert. Da educação: moral, intellectual e physica. Porto: Tavares Cardoso & Irmão, [1888].

VEIGA, Cynthia Greive. Elaboração de hábitos civilizados na constituição das relações entre professores e alunos. Revista Brasileira de História da Educação, v. 1, nº21, 2009, p. 61-92.

Downloads

Publicado

31-12-2013

Edição

Seção

Artigos