EDUCAÇÃO, MUDANÇA, CONFORTO E VULNERABILIDADE SOCIAL – ANALISANDO ARTIGOS DE OPINIÃO PUBLICADOS NA FOLHA DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.22535/cpe.v0i38.7895Resumo
RESUMO
Este artigo tem como objetivo pensar a função social da educação no Brasil a partir da análise crítica de alguns ensaios publicados na imprensa em 2006. Existem duas propostas. A primeira sustenta que a educação é o mecanismo básico de mudança social: se os alunos forem bem preparados, as coisas irão bem. A segunda proposta sustenta que a educação é uma das possíveis estratégias para a construção de uma sociedade mais justa. Para melhor compreender a adesão social ao projeto educativo, faz-se necessária a incorporação do conceito de vulnerabilidade social.
Palavras-chave: Educação. Vulnerabilidade. Imprensa. Conforto moral.
ABSTRACT
This article aims to think about the social function of education in Brazil through the critical analysis of some essays published in the press in 2006. There are two main proposals concerning education as social fact. The first one sustains that education is the basic mechanism of social change: once students are well qualified, things will go well. To the second one sustains that education is one of the possible strategies to construct a better society. To better understand the social involvement into the educational project, it is necessary to incorporate the concept of social vulnerability.
Keywords: Education. Vulnerability. Press. Moral comfort.
Downloads
Referências
CASTEL, Robert. A dinâmica dos processos de marginalização: da vulnerabilidade à “desfiliação”. Cadernos CRH, nº. 26-27, p. 19-40, 1997a.
_____________ As armadilhas da exclusão. In: Desigualdade e a questão social. São Paulo: Educ, 1997n, p. 15-48.
HONNETH, Axel. Luta pelo reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2003.
KAZTMAN, Ruben. Seducidos y abandonados: el aislamiento social de los pobres urbanos. Revista de la CEPAL, Santiago do Chile, n. 75, p. 171-189, 2001.
______ (Coord.). Activos y estructura de oportunidades. Estudios sobre las raíces de la vulnerabilidad social en Uruguay. Uruguay: PNUD-Uruguay e CEPAL – Oficina de Montevideo, 1999b.
______ et al. Vulnerabilidad, activos y exclusión social en Argentina y Uruguay. Santiago do Chile: OIT, 1999a. (Documento de Trabajo, 107)
SCOTT, Russel Parry. Monoparentalidade, analfabetismo e políticas de gênero e geração, In: XIV Encontro Nacional de Estudos Populacionais, Caxambu, setembro/2004. Disponível em: www.abep.nepo.unicamp.br/site_eventos_abep/PDF/ABEP2004_709.pdf. Acesso em: 28 ago. 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0