LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PROPOSTAS, CONCEPÇÕES, PRÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.22535/cpe.v0i38.7896Resumo
Resumo: Discutem-se relações entre literatura e escola, visando a subsidiar a consideração crítica de concepções e práticas atinentes ao tema na educação infantil, nos anos iniciais e finais do ensino fundamental e no ensino médio. Retoma-se parte da bibliografia brasileira correlata ao tema, pondo em evidência seus pontos de maior convergência, e propõe-se o reexame de pontos de opacidade. Apresentam-se sugestões para o trabalho docente com a literatura na educação básica.
Palavras-chave: Educação literária. Leitura literária. Práticas docentes.
Abstract: This article brings to light discussions on the relationship of literature and school aiming to subside critical consideration towards conceptions and practices regarding the theme in children education, in the early and final years of primary education and secondary education. The study reviews part of the Brazilian bibliography correlated to the theme, focusing on its major converging points in addition to the reexamination of the opaque parts. The text presents suggestions to the teaching of literature in basic education.
Keywords: Literary education. Literary reading. Teaching practices.
Downloads
Referências
AGUIAR, V. T. de. Construindo um jogo de escolhas. In MACHADO, M. Z. V. et al. (orgs.). Escolhas (literárias) em jogo. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2009, p. 97-108.
AGUIAR, V. T. de. Literatura e educação: diálogos. In PAIVA, A. et al. Literatura: saberes em movimento. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2007, p. 17-30.
AGUIAR E SILVA, V. M. de. As relações entre a teoria da literatura e a didática da literatura. In Didática da língua e da literatura. Anais do V Congresso Internacional de Didática da Língua e da Literatura. Coimbra: Livraria Almedina, 2000.
AGUIAR E SILVA, V. M. de. Teoria da literatura. Coimbra: Almedina, 1988.
AMÂNCIO, I. M. da C.; GOMES, N. L.; JORGE, M. L. dos S. Literaturas africanas e afro-brasileiras na prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
BARTHES, R. Aula. São Paulo: Cultrix, 1985.
BRANDÃO, H.; MICHELETTI, G. Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
CADEMARTORI, L. Escolhas do vestibular: a questão dos critérios. In MACHADO, M. Z. V. et al. (orgs.). Escolhas (literárias) em jogo. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2009, p. 109-118.
CORRÊA, H.; MARTINS, A. O jogo dos saberes literários. In PAIVA, A. et al. Literatura: saberes em movimento. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2007, p. 07-16.
COSSON, R. A seleção de textos literários em três modos de ler. In M. Z. V. et al. (orgs.). Escolhas (literárias) em jogo. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2009, p. 35-48.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
COSTA, M. M. da. Metodologia do ensino da literatura infantil. Curitiba: Ibpex, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0