Formação do professor para o uso de tecnologia assistiva
DOI:
https://doi.org/10.22535/cpe.v0i38.7449Resumen
RESUMO
A formação do professor especialista que atua em sala de recursos multifuncionais ainda não atingiu um nível desejado. Esse professor tem sob a sua guarda um kit de recursos e equipamentos para atender a uma ampla gama de alunos com diferentes deficiências, fato que é motivo de questionamento pela comunidade acadêmica. Assim, é possível perguntar: quais conteúdos específicos essa formação deveria abordar? O presente texto tem como objetivo analisar o kit dessa sala e inferir os saberes docentes subjacentes ao uso desses recursos e equipamentos. A análise, realizada a partir de uma classificação de 63 recursos e dos equipamentos,indicou três categorias: 1) materiais do kit que não demandam saber acadêmico; 2) materiais do kit que demandam saber acadêmico inerente a qualquer curso de formação de professores; 3) materiais do kit que demandam saber acadêmico específico para atendimento a alunos com deficiência. Conclui-se que por volta de 36% dos recursos não demandam saber acadêmico para serem utilizados; 35% desses recursos e equipamentos demandam saber acadêmico para o manuseio adequada; e por volta de 29% desses recursos e equipamentos demandam saber acadêmico específico desses conteúdos, ou seja, carecem de uma formação específica para atuação com alunos com severos distúrbios da comunicação, múltipla deficiência, deficiência visual e ou surdez.
Palavras-chave: Educação Especial. Formação de Professores. Tecnologia Assistiva.
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