CONCEPÇÕES SOBRE A CONDIÇÃO DE DEFICIÊNCIA: O OLHAR DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR QUE VIVENCIAM ESSA REALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.22535/cpe.v0i38.7892Resumen
RESUMO
Este trabalho é resultado de uma investigação realizada entre estudantes com deficiência matriculados nos cursos de graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia na qual se objetivou analisar a concepção de deficiência que permeia os seus discursos. Entende-se a relevância deste estudo por possibilitar discussões sobre a condição de ser e estar no mundo de pessoas com deficiência, matriculadas no ensino superior. A metodologia utilizada para a discussão dos dados foi a análise de conteúdo realizada a partir da aplicação de entrevista semiestruturada com oito estudantes com deficiência. Após a transcrição das falas dos entrevistados, o conteúdo das mensagens foi analisado em profundidade, buscando pistas que apontassem a concepção dos discentes sobre a sua condição de deficiência. Dessa análise emergiram duas categorias que consideravam a deficiência como um problema inerente à pessoa ou como uma condição potencializada pela interação com o meio. Espera-se que esta análise possibilite releituras sobre a condição de deficiência, pois tal concepção assumida socialmente não é ingênua, mas influencia profundamente a construção de políticas, práticas e atitudes em contextos institucionais.
Palavras-chave: deficiência, concepção, modelo social, modelo médico.
ABSTRACT
This work is the result of an investigation conducted among students with disabilities enrolled in undergraduate of the Universidade Federal do Recôncavo da Bahia which aimed to analyze the concept of disability that permeates his speeches. It is understood the relevance of this study allow for discussions about the condition of being in the world of people with disabilities enrolled in higher education. The methodology used for the discussion of the data content analysis was performed from the application of semi-structured interviews with eight students with disabilities. After transcription of the interviews, the content of messages was analyzed in depth, looking for clues that pointed out the conception of students about their deficient condition. Two categories emerged from this analysis that considered disability as a problem inherent to the person or as a condition enhanced by interaction with the environment. It is hoped that this analysis allows readings about the condition of disability as socially assumed such a conception is not naive, but profoundly influences the construction of policies, practices and attitudes in institutional settings.
Keywords: disability, design, social model, medical model.
Descargas
Citas
BASTOS, Marbênia Gonçalves Almeida. Deficiência: marco legal e institucional. In: VALDÉS, Maria Teresa Moreno. (Org.). Inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior no Brasil: caminhos e desafios. Fortaleza: EDUECE, 2006.
BERSCH, Rita. Introdução à Tecnologia Assistiva. CEDI – Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil. Porto Alegre, RS, 2008.
BRASIL, Decreto Legislativo nº 186, de 09 de julho de 2008. Brasília, 2008.
CAT, 2009, Comitê de Ajudas Técnicas da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República - CAT/SDH/PR. Tecnologia Assistiva. Brasília: SDH/PR, 138 p., 2009. Disponível em: <http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/publicacoes/livro-tecnologia-assistiva.pdf> Acesso em: 02 nov. 2013.
DINIZ, Débora. O que é deficiência. São Paulo: Brasiliense, 2007.
FRANCO, Maria Laura P. B. Análise do conteúdo. 2. ed. Brasília: Liber Livro Editora, 2007.
GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1988.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Ser ou estar, eis a questão: explicando o déficit intelectual. 2. ed. Rio de Janeiro: WVA, 2000.
MITTLER, Peter. Educação inclusiva: contextos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2003.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os artigos publicados na Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0