Os desafios para consolidação do sus diante da programática neoliberal

Autores

  • Dalsiza Cláudia Macedo Coutinho
  • Leandro Bezerra de Sousa

Resumo

Esse trabalho realiza uma discussão teórica que tem como elemento central o debate sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), cujo objetivo é problematizar o reflexo das transformações no âmbito do Estado e das políticas sociais – ocorridas com o avanço do neoliberalismo – para a efetivação da política de saúde como direito universal e dever do Estado. Destaca-se o avanço de práticas privatistas na saúde e o retrocesso em relação à concepção de saúde como direito social, em que pesa o processo de mercantilização dos serviços e o desfinanciamento da saúde pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalsiza Cláudia Macedo Coutinho

Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (UFT). Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Cursando Especialização em Serviço Social e Política Social na Universidade Federal do Tocantins. 

Leandro Bezerra de Sousa

Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (UFT). Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Analista em Defesa Social – Quadro Efetivo dos Servidores do Sistema Penitenciário e Prisional do Tocantins. 

Downloads

Publicado

04-06-2018

Edição

Seção

Comunicações Orais - Análise, avaliação e financiamento das políticas públicas