A atuação da Fundação Lemann nas políticas educacionais brasileiras: compreensões a partir do direito à educação

Autores

  • Viviane Cardoso da Silva

Resumo

Essa pesquisa faz parte dos estudos em andamento no Doutorado em Educação da UNICAMP e  tem por objetivo como os estudos sobre o direto à educação podem auxiliar na análise acerca da atuação da Fundação Lemann e suas influências nas políticas educacionais no cenário atual brasileiro. Como metodologia será utilizado o estudo bibliográfico de direito à educação e pesquisa documental a partir de dados da Fundação Lemann. Como resultados podemos apontar para a crescente possibilidade de atuação dos setores empresariais na educação, tanto na criação de políticas públicas quanto na atuação direta juntamente aos setores educacionais das prefeituras e Estados. A crítica aqui apontada e sustentada pelos referenciais é que a educação tem sido alvo de constante “privatização” ao delegar a formação continuada, a organização da gestão educacional nos Estados e Municípios onde atua, além de outras ações.

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Publicado

2020-12-03

Edição

Seção

Comunicações Orais - Educação e Política Social