Complexa arquitetura da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil

Autores

  • Andréa Kelmer de Barros
  • Raquel Cristina Lucas Mota
  • Wesley de Britto Lorentz Messias

Resumo

Esta comunicação tem como proposta expor como foi constituída a arquitetura complexa da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil, em seus aspectos sócio-históricos. Estes são tratados, em um primeiro momento, a partir das bases histórico-sociais da estruturação da EPT no país, para, em seguida, apresentar as novas condições de seu desenvolvimento, no Brasil, no contexto do neoliberalismo e da mundialização do capital.  Por último, são destacadas as recomendações e influências dos organismos internacionais, dos anos de 1990 aos dias atuais, com concepções, ideias, diretrizes e indicadores a serem alcançados, através da análise de documentos dos organismos internacionais e do Ministério da Educação (MEC).

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Publicado

2020-12-03

Edição

Seção

Comunicações Orais - Educação e Política Social