A atuação do assistente social no cenário amazônico: um relato de experiência sobre o desafio da gestão da política de educação para o povo ribeirinho do município de Barreirinha (AM)
Resumo
Apresentar o cenário amazônico sempre se relava como algo que destaca uma configuração diversa das outras concepções que existe no amplo conceito de estudos, pois é um cenário em que está inserido, além de florestas, pessoas que muito tem a contribuir com nossa sociedade. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo apresentar um estudo de caso quanto à gestão da política educacional no Município de Barreirinha, respectivamente apresentar a inserção do Assistente Social no bojo dessa política pública quanto a situação de mediar as condições e formas de acesso dos usuários quanto aos direitos instituídos e com base nisso, houve uma análise voltada para uma comunidade da área de várzea, que sofre com efeitos naturais que existem no nosso contexto amazônico. Com base nisso, se fez de suma importância compreender como está instaurado o processo educacional na Comunidade de São Pedro e a percepção que o ribeirinho possui sobre o termo Educação. O referido relato de experiência que é oriundo de um estudo de caso contou com 03 sujeitos que puderam apresentar suas concepções quanto a Educação no cenário amazônico e apontaram com isso, as intensas dificuldades que se instauram nesse processo todo. Diante disso, pode-se afirmar que muitos são os desafios, os limites que estão atrelados ao processo de gestão das políticas públicas, no entanto, são necessários que possa haver a elaboração de estratégias para que possamos fazer valer os preceitos que estão inseridos na Constituição Federal como mecanismo para se fazer exercer a cidadania e que possa assim, desenvolver o senso crítico para se compreender melhor o desenvolvimento que está alojado na sociedade contemporânea, tendo em vista a atual conjuntura que está associada ao sistema capitalista que é o neoliberalismo.