Pré-Vestibulares Comunitários e sua importância no processo de mobilidade social das mulheres moradoras de favelas: o caso de Costa Barros

Autores

  • Silvia Letícia Queiroz da Silva

Resumo

Neste trabalho abordaremos quatro eixos principais que norteiam nossa reflexão, que seriam, Pré-vestibular comunitário, Políticas de ação afirmativa, desigualdade de gênero e mobilidade social.

Os Cursos Pré-Vestibulares comunitários, que tiveram sua inspiração nos movimentos sociais de educação popular, trataremos em especial, dos que estão alocados dentro das favelas da cidade do Rio de Janeiro, principalmente em Costa Barros, bairro situado na cidade do Rio de Janeiro e composto por um conjunto de favelas (Morro da Pedreira, Quitanda, Morro do Lagartixa e Chapadão).  Refletiremos como esses têm sido importantes para a inserção das mulheres faveladas/pobres no ensino superior, a respeito da importância destes cursos dentro das favelas, que costumam ser espaços de exclusão e precariedade. Salientamos que os Pré-Vestibulares Comunitários (PVC’s) não têm objetivo comercial, mas sim, de contribuir de forma democrática e acessível, para que a população pobre/negra tenha a oportunidade de concorrer a uma vaga na universidade.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03-12-2020