A produção de analfabetos funcionais mediada pelos aparelhos privados de hegemonia

Autores

  • Aline de Sousa Rosa Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes, Vitória, Brasil)
  • Priscila Monteiro Chaves Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes, Vitória, Brasil)

Resumo

Este estudo aborda a apreciação de parte dos currículos prioritários para o 1° e 2° anos do ensino fundamental, presentes nas orientações gerais formuladas pela Lyceum Consultoria Educacional e implementadas através do Programa Educar Para Valer, encabeçado pela Associação Bem comum no município de Vila Velha\ES. Delinea-se compreender o que vem sendo formulado no campo das políticas educacionais voltadas à alfabetização pelas APHs. Metodologicamente, as fontes documentais foram analisadas como materialização linguística de discursos, focalizando nos seguintes elementos: do que se trata o documento, a quem se destina, por quem foi elaborado, sua finalidade e sua utilização (MORTATI, 2019).

Biografia do Autor

  • Aline de Sousa Rosa, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes, Vitória, Brasil)

    Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

  • Priscila Monteiro Chaves, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes, Vitória, Brasil)

    Doutora em Educação, Professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação (DLCE) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

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Publicado

13-06-2023