O uso da brincadeira e da brinquedoteca na educação infantojuvenil

Autores

  • Jozadake Petry Fausto Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Resumo

Este artigo tem como proposta apresentar a importância da brincadeira e do uso da brinquedoteca como espaço lúdico que contribui para o processo educativo infantojuvenil de ensino e de aprendizagem, bem como a edificação do conhecimento e interação. Com efeito, os brinquedos, os jogos pedagógicos e as brincadeiras tornam-se um espaço importante, lúdico e eficaz de ensino e de aprendizagem e de socialização. Metodologia: qualitativa com base em pesquisas bibliográfica. Conclui-se que a criança que brinca e tem liberdade de expressão, de voz e de corpo, aprende a ter equilíbrio, desenvolve o pensamento crítico e, ainda, aprende a gerenciar o próprio corpo.

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Biografia do Autor

Jozadake Petry Fausto, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Desastres Naturais da Universidade Federal do Santa Catarina (UFSC), Brasil e, estudante de pedagogia. Especialista em Políticas Sociais Integradas e Assistente Social pela UFSC.

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Publicado

13-06-2023

Edição

Seção

Comunicações Orais - Educação e Política Social