Controle social em tempos de ataques antidemocráticos

Autores

  • Ketnen Rose Medeiros Barreto Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Gabrielle Silva Santos de Vasconcelos Universidade Federal Fluminense (UFF)

Resumo

O texto aqui apresentado versa sobre o processo de controle social instituído a partir do princípio constitucional da participação que alterou a gestão pública em nosso país. Os conselhos são espaços de interlocução entre o Estado e a sociedade, marcados por diferentes interesses e discursos e não apenas para conformação das bases legais, o que significa que ir além de uma instância burocratizada, formalizada para fiscalização dos recursos públicos. Sob o discurso da estabilização econômica e da retomada do desenvolvimento no país, a Constituição federal de1988, vem sendo alterada num processo de contrarreformas que atacam os direitos sociais conquistados, neste contexto, a democracia que temos hoje no Brasil se constitui no meio pelo qual grupos econômicos tem se utilizado para manter o controle da sociedade, fazendo valer sua hegemonia enquanto classe dominante, plenamente amparadas no Estado Democrático de Direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ketnen Rose Medeiros Barreto, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Serviço Social. Professora do Departamento de Serviço Social de Campos da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Gabrielle Silva Santos de Vasconcelos, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduanda em Serviço Social. Discente do Curso de Serviço Social do Departamento de Serviço Social de Campos da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

13-06-2023

Edição

Seção

Comunicações Orais - Democracia, participação e movimentos sociais