Os limites das pedagogias da infância na educação infantil

Autores

  • Luciana Pimentel Rhodes Gonçalves Soares Colégio de Aplicação Criarte/Ufes.
  • Ana Carolina Galvão Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo demonstrar a hegemonia das pedagogias da infância e seus limites na educação infantil a partir de um levantamento de pesquisas, teses, dissertações e trabalhos do GT 07 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) – Educação de crianças de 0 a 6 anos –, do período de 2010 a 2021. Firmado no referencial teórico da pedagogia histórico-crítica, assinala que as pedagogias da infância ao proporem uma espécie de “desescolarização” afastam do processo de ensino e de aprendizagem as explicações científicas mais elaboradas acerca do desenvolvimento humano e fragilizam os avanços alcançados para esta etapa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Pimentel Rhodes Gonçalves Soares, Colégio de Aplicação Criarte/Ufes.

Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santos (Ufes); Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma Universidade. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio de Aplicação Criarte/Ufes.

Ana Carolina Galvão, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp); Professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma Universidade.

Downloads

Publicado

13-06-2023

Edição

Seção

Comunicações Orais - Educação e Política Social