O trabalho de assistentes sociais na pandemia e as TICs

Autores

  • Mabel Mascarenhas Torres Universidade Estadual de Londrina (UEL).
  • Claudiana Tavares da Silva Sgorlon Universidade Federal de Integração Latino-Americana (Unila)
  • Eduardo Luis Couto Universidade Estadual de Maringá – Campus Regional do Vale do Ivaí.

Resumo

O artigo tem por objetivo apresentar a intensificação do uso das TICs pelos assistentes sociais no decorrer do seu exercício profissional. A pesquisa baseia-se na revisão de literatura, especialmente livros e artigos que tratam da precarização e intensificação do trabalho em decorrência do uso das TICs, notadamente as alterações no exercício profissional de assistentes sociais durante a pandemia e na análise dos documentos e normativas elaboradas pelo Conselho Federal de Serviço Social – CFESS. Com relação à revisão de literatura, foram levantados livros e artigos que tratam das mudanças ocorridas no trabalho a partir da ampliação e incorporação das TICs no cotidiano profissional. Os resultados apresentados indicam que o uso das TICs ultrapassa a fase aguda da pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mabel Mascarenhas Torres , Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Doutora em Serviço Social, docente do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Coordenadora do Grupo de estudos e pesquisa sobre os fundamentos e o trabalho de assistentes sociais nas políticas públicas e sociais (GEFTAS).

Claudiana Tavares da Silva Sgorlon, Universidade Federal de Integração Latino-Americana (Unila)

Doutora em Serviço Social e Política Social, docente do Curso de Serviço Social da Universidade Federal de Integração Latino-Americana. Vice Coordenadora do Grupo de estudos e pesquisa sobre os fundamentos e o trabalho de assistentes sociais nas políticas públicas e sociais (GEFTAS).

Eduardo Luis Couto, Universidade Estadual de Maringá – Campus Regional do Vale do Ivaí.

Doutor em Serviço Social e Política Social, docente do curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Maringá – Campus Regional do Vale do Ivaí. Membro do Grupo de estudos e pesquisa sobre os fundamentos e o trabalho de assistentes sociais nas políticas púbicas e sociais (GEFTAS).

Downloads

Publicado

13-06-2023

Edição

Seção

Comunicações Orais - Serviço social: fundamentos, formação e trabalho profissional