As políticas públicas no cenário de crise estrutural do capital

Autores

  • Milena da Silva Santos Universidade Federal de Alagoas (Ufal)
  • Liana Amaro Augusto de Carvalho Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Resumo

O artigo objetiva tratar das políticas públicas diante da crise estrutural do capital, evidenciando os mecanismos corretivos do Estado capitalista para administrar os defeitos estruturais de controle do capital. Respalda-se numa metodologia de análise bibliográfica, com base no método do materialismo histórico-dialético. Analisa os fundamentos modo de produção capitalista e as determinações da crise estrutural do capital. Problematiza as formas de ação do Estado sobre os defeitos de controle do capital através das políticas públicas. Conclui que a partir da crise estrutural do capital, o Estado aprofunda suas ações corretivas e sua intervenção, utilizando as políticas públicas de modo a garantir a reprodução do sistema e seu modo de controle. 

Biografia do Autor

  • Milena da Silva Santos, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

    Doutora em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGSS/UFRN). Professora Adjunta em Serviço Social da Faculdade de Serviço Social (FSSO), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

  • Liana Amaro Augusto de Carvalho, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

    Doutora em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGSS/UFRN). Professora Substituta no Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba (DSS/UEPB).

Downloads

Publicado

13-06-2023

Edição

Seção

Comunicações Orais - Análise, avaliação e financiamento das políticas públicas