As políticas públicas no cenário de crise estrutural do capital

Autores

  • Milena da Silva Santos Universidade Federal de Alagoas (Ufal)
  • Liana Amaro Augusto de Carvalho Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Resumo

O artigo objetiva tratar das políticas públicas diante da crise estrutural do capital, evidenciando os mecanismos corretivos do Estado capitalista para administrar os defeitos estruturais de controle do capital. Respalda-se numa metodologia de análise bibliográfica, com base no método do materialismo histórico-dialético. Analisa os fundamentos modo de produção capitalista e as determinações da crise estrutural do capital. Problematiza as formas de ação do Estado sobre os defeitos de controle do capital através das políticas públicas. Conclui que a partir da crise estrutural do capital, o Estado aprofunda suas ações corretivas e sua intervenção, utilizando as políticas públicas de modo a garantir a reprodução do sistema e seu modo de controle. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milena da Silva Santos, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Doutora em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGSS/UFRN). Professora Adjunta em Serviço Social da Faculdade de Serviço Social (FSSO), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Liana Amaro Augusto de Carvalho, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Doutora em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGSS/UFRN). Professora Substituta no Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba (DSS/UEPB).

Downloads

Publicado

13-06-2023

Edição

Seção

Comunicações Orais - Análise, avaliação e financiamento das políticas públicas