A serviço do capital: educação infantil em tempos neoliberais

Autores

  • Aline Elisa Maretto Lang Bolsista Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES)

Resumo

O artigo analisa a tendência das políticas de educação para a primeira infância nos países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e no Brasil, entre 2000 e 2017, visando identificar o impacto da ofensiva neoliberal nos gastos públicos com educação e sobre o percentual de matrículas de crianças nessa faixa etária. Utilizamos dados secundários referentes a educação e cuidados para primeira infância disponibilizados no Banco de Dados da Família da OCDE. Verificamos crescimento no percentual de matrículas de crianças na primeira infância nos países membros da OCDE e no Brasil e o aumento do gasto público com educação infantil. Porém, seu objetivo é a melhoria no desempenho escolar dessas crianças para o mercado de trabalho e não o direito a educação.

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Biografia do Autor

Aline Elisa Maretto Lang, Bolsista Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES)

Assistente social.  Mestre em Política Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES).

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Publicado

13-06-2023

Edição

Seção

Comunicações Orais - Política Social e estratégias de desenvolvimento