População em situação de rua na pandemia da COVID-19

Autores

  • Ana Paula Ornellas Mauriel Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Ana Paula Cardoso da Silva Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro
  • Bianca Resende da Silva Universidade Federal Fluminense (UFF)

Resumo

O trabalho reflete sobre o crescimento e os desafios para o atendimento da população em situação de rua no Brasil durante o governo Bolsonaro, particularmente observando o período da pandemia da COVID-19. Para isso, problematiza a atuação do Estado tecendo mediações entre as medidas de enfrentamento à crise sanitária e as ações desenvolvidas para as pessoas que vivem em situação de rua. O texto é fruto de reflexão teórica com base em revisão bibliográfica e pesquisa documental, apresenta dados sobre o crescimento da população em situação de rua no contexto recente e as principais ações voltadas a esse segmento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Ornellas Mauriel, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Professora da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense.

Ana Paula Cardoso da Silva, Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro

Mestre em Serviço Social e Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, Assistente Social do Hospital Federal dos Servidores do Estado e da Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro.

Bianca Resende da Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (UFF), Assistente Social da Secretaria Municipal de Assistencia Social e Economia Solidária de Niterói.

Downloads

Publicado

13-06-2023

Edição

Seção

Comunicações Orais - A política social na crise sanitária revelando outras crises