Expressões contemporâneas da criminalização das lutas populares

Autores

  • Andressa Kolody Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Dan Junior Alves Nolasco Belém Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Resumo

O artigo trata da criminalização dos processos político-organizativos das classes perigosas e utiliza a metodologia de pesquisa exploratória qualitativa, com revisão de literatura, análise de documentos e matérias jornalísticas. A primeira parte contextualiza a mediação do Estado na luta de classes, seguida pela apresentação de duas formas de organização política dos entregadores de aplicativo. O texto também aborda o protesto do Coletivo Revolução Periférica contra a estátua do Borba Gato e a reação estatal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Kolody, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Assistente Social, Advogada, Professora do Departamento de Serviço Social, da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas do Orçamento Público e da Seguridade Social.

Dan Junior Alves Nolasco Belém, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Assistente Social Judiciário do Tribunal de Justiça do Paraná. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Serviço Social.

Downloads

Publicado

13-06-2023

Edição

Seção

Comunicações Orais - Democracia, participação e movimentos sociais