Os desafios ao trabalho dos assistentes sociais nos conselhos gestores na efetivação do projeto ético político profissional

Autores

  • Ebe Campinha dos Santos Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Débora Nacarati de Oliveira Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Rebeca Azedo Segundo Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Brunna Tavares da Cunha Universidade Federal Fluminense (ESS/UFF)

Resumo

O presente artigo vem apresentar os resultados de pesquisa bibliográfica vinculada a pesquisa intitulada Serviço Social e Conselhos Gestores, que dentre seus objetivos procurou analisar os desafios postos ao trabalho de assistentes sociais na efetivação do projeto ético-político da profissão nos conselhos gestores, como espaços importantes no processo de criação de uma cultura democrática de participação popular, na deliberação, formulação e monitoramentos das políticas sociais. Os resultados mostram que os profissionais de serviço social se deparam com uma cultura conservadora, e são tensionados por ela, tendo em vista a sua condição de assalariamento e relativa autonomia, sendo um de seus principais desafios, cumprirem o seu compromisso com o projeto ético político da profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ebe Campinha dos Santos, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Coordenadora da Pesquisa Serviço Social e Conselhos Gestores vinculada ao Núcleo de Extensão e Pesquisa em Direitos Humanos, Infância, Juventude e Serviço Social da Escola de Serviço Social/Universidade Federal Fluminense (ESS/UFF).

Débora Nacarati de Oliveira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Bacharel em Serviço Social pela Escola de Serviço Social/Universidade Federal Fluminense (ESS/UFF); participante do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Direitos Humanos, Infância, Juventude e Serviço Social da ESS/UFF.

Rebeca Azedo Segundo, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduanda em Serviço Social do Curso de Serviço Social da Escola de Serviço Social/Universidade Federal Fluminense (ESS/UFF); discente participante do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Direitos Humanos, Infância, Juventude e Serviço Social da ESS/UFF.

Brunna Tavares da Cunha, Universidade Federal Fluminense (ESS/UFF)

Graduanda em Serviço Social do Curso de Serviço Social da Escola de Serviço Social/Universidade Federal Fluminense (ESS/UFF), discente participante do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Direitos Humanos, Infância, Juventude e Serviço Social da ESS/UFF.

Downloads

Publicado

13-06-2023

Edição

Seção

Comunicações Orais - Serviço social: fundamentos, formação e trabalho profissional