Indústria 4.0: mudanças tecnológicas a partir da análise de textos jornalísticos

Autores

  • Edvânia Ângela de Souza Universidade Estadual Paulista (UNESP) -Franca
  • Lucas Elias Ignez Universidade Estadual Paulista (UNESP) -Franca
  • Ágatha Aguiar de Souza Universidade Estadual Paulista (UNESP) -Franca
  • Karen Alves Garcia Universidade Estadual Paulista (UNESP) -Franca

Resumo

Este texto é fruto de uma pesquisa, em andamento, que visa identificar os principais elementos da Indústria 4.0 nas realidades brasileira e chilena, a partir da perspectiva do trabalho, políticas sociais e questão social[1]. De antemão, cumpre enfatizar que não se trata de realizar comparações entre realidades tão distintas. Para este texto, foram selecionados dados da pesquisa restritos ao ano de 2015, oriundos das análises de reportagens publicadas pelo jornal Folha de São Paulo. O objetivo é explicitar o processo sócio histórico das atuais transformações tecnológicas a partir de um panorama geral que tenha indicações dos segmentos empresariais, classe trabalhadora e de  governos. Quiçá, as análises e respectivas sínteses possam contribuir para a compreensão dos impactos das transformações em voga para os contextos de trabalho  de assistentes sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edvânia Ângela de Souza, Universidade Estadual Paulista (UNESP) -Franca

Assistente Social. Professora Associada ao Departamento de Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista (UNESP) -Franca. Professora Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Política Social (PPGSSPS) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp-BS). Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Serviço Social da UNESP-Franca.

Lucas Elias Ignez, Universidade Estadual Paulista (UNESP) -Franca

Aluno da Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual Paulista (UNESP)-Franca e bolsista Programa Institucional de Bolsas de IniciaçãoCientífica (PIBIC) no projeto de pesquisa: “O trabalho em tempos de Indústria 4.0: consequências sociais e de saúde para o trabalho”, em andamento, com apoio do CNPq, sob o número 306293/2021-8, coordenado pela Profa. Dra. Edvânia Ângela de Souza.

Ágatha Aguiar de Souza, Universidade Estadual Paulista (UNESP) -Franca

Aluna da Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual Paulista (UNESP)-Franca, foi bolsista Programa Institucional de Bolsas de IniciaçãoCientífica (PIBIC) do projeto de pesquisa citado na nota de rodapé número 2

Karen Alves Garcia, Universidade Estadual Paulista (UNESP) -Franca

Aluna da Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual Paulista (UNESP)-Franca e colaboradora do projeto e pesquisa citado na nota de rodapé número 2.

Downloads

Publicado

13-06-2023

Edição

Seção

Comunicações Orais - Mundo do trabalho