Multifaces da questão social: atuação profissional na defesa dos povos indígenas

Autores

  • Idalina Costa Teixeira Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Campus Baixada Santista
  • Francisca Rodrigues Pini Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Campus Baixada Santista

Resumo

A pesquisa teve por objetivo analisar as expressões da questão social e compreender o trabalho profissional da/do assistente social e sua incidência na garantia dos direitos da população indígena na aldeia de Paranapuã situada no município de São Vicente/SP. O problema pautou na questão, como as desigualdades socioeconômicas afetam os povos indígenas? O processo metodológico se pautou pela teoria social, que parte da compreensão dos fenômenos sociais, para compor a totalidade do objeto. A sistematização dos dados revelou as expressões da questão social decorrentes da formação social, política, econômica e cultural do Brasil e suas formas de enfrentamento com lutas forjadas pelos povos indígenas e com coletivos, e em particular o/a assistente social aliado na defesa intransigente dos direitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Idalina Costa Teixeira, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Campus Baixada Santista

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Políticas Sociais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Campus Baixada Santista.

Francisca Rodrigues Pini, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Campus Baixada Santista

Doutora em Serviço Social. Professora do Departamento Saúde, Educação e Sociedade da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Campus Baixada Santista.

Downloads

Publicado

13-06-2023