‘Novos Caminhos’ aos Institutos Federais: Estratégias do capital na obtenção do consenso na EPT

Autores

  • Giulia Carvalho Candido Universidade Estadual de Norte Fluminense (UENF)
  • Renata Maldonado da Silva Universidade Estadual de Norte Fluminense (UENF)

Resumo

O projeto de educação profissional federal vem sendo gradativamente esvaziado para atender a um consenso favorável ao capital, sobretudo a partir da ascensão do bloco neoliberal ortodoxo do governo Bolsonaro. Entre os principais agentes envolvidos, destacamos o setor empresarial/industrial, o Estado e as instituições educacionais. Nesse contexto, o trabalho objetiva problematizar o projeto educacional proposto pelo Programa Novos Caminhos. Por meio da pesquisa bibliográfica e documental, analisamos o Edital 02/2020 – Apoio à implementação das oficinas 4.0, a fim de revelar as intenções voltadas à formação dos jovens trabalhadores nos IFs. Com isso, identificamos como a burguesia industrial influencia na política educacional, com estímulos ao empreendedorismo e inovação no âmbito da EPT.

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Biografia do Autor

Giulia Carvalho Candido, Universidade Estadual de Norte Fluminense (UENF)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Políticas Sociais da Universidade Estadual de Norte Fluminense (UENF).

Renata Maldonado da Silva, Universidade Estadual de Norte Fluminense (UENF)

Doutora em Educação e Professora do Programa de Políticas Sociais da Universidade Estadual de Norte Fluminense (UENF).

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Publicado

13-06-2023

Edição

Seção

Comunicações Orais - Educação e Política Social