Trabalho no século XXI: metamorfoses da luta da classe trabalhadora

Autores

  • Roberto Coelho do Carmo Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Luiza de Almeida Dornas Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Maria Alice Silva Santos Félix Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Resumo

O presente artigo buscou problematizar as condições de trabalho no século XXI, diante dos impactos que temos com a rápida implementação das novas tecnologias de informação e comunicação nos processos de trabalho, logo, das relações sociais. Tivemos os objetivos de desdobrar os caminhos e estratégias utilizados pela classe trabalhadora na contemporaneidade, tendo em vista os impactos ainda desconhecidos sofridos por essa na ordem do capital de vigilância. E, dialogar criticamente, os vieses das lutas políticas desta classe, haja vista que a consciência de classe, como proposto nessa discussão, é imprescindível para o reconhecimento de uma luta de si e para si. Por fim, apresentamos como considerações finais, reflexões do conteúdo apontado e encaminhamentos de futuros debates.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Coelho do Carmo, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Assistente Social. Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre e doutor em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-doutorando em Serviço Social pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Docente no Curso de Serviço Social da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), onde coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Saúde e Serviço Social (GEPTSSS/UFOP).

Luiza de Almeida Dornas, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Graduanda em Serviço Social pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Bolsista da Pesquisa “Capitalismo de Vigilância e Consciência de Classe”.

Maria Alice Silva Santos Félix, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Graduanda em Serviço Social pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Bolsista da Pesquisa “Novas Tecnologias nos Processos de Trabalho e a Teoria do Valor Trabalho de Marx”.

Downloads

Publicado

13-06-2023

Edição

Seção

Comunicações Orais - Mundo do trabalho