Formação Profissional e Ensino Remoto Emergencial

Autores

  • Priscila Keiko Cossual Sakurada Universidade Federal Fluminense (UFF)

Resumo

Neste trabalho propomos realizar uma discussão sobre a imposição do Ensino Remoto Emergencial (ERE) durante a vigência da pandemia de Covid-19, com destaque para os cursos presenciais. Para a elaboração, utilizou-se o método marxista, com o uso de metodologia qualitativa por meio de pesquisa bibliográfica crítica do tema educação, alienação, estranhamento, ensino remoto e formação profissional. No desenvolvimento é recuperada as normativas e legislações que deram sustentação ao ERE, as respostas dos cursos e os desafios no que diz respeito à alienação e estranhamento gerado pelo remoto. Ao final, tecemos algumas considerações e apontamentos com vistas a contribuir com a profissão.

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Biografia do Autor

Priscila Keiko Cossual Sakurada, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF).

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Publicado

13-06-2023

Edição

Seção

Comunicações Orais - Serviço social: fundamentos, formação e trabalho profissional