Fatores extrajudiciais que influenciam a intervenção prática do operador do direito em uma defensoria pública no âmbito federal

Autores

  • Sidnéia Bento Duque Defensoria Pública da União em Vitória (DPU/ES)

Resumo

Estudo etnográfico com o intuito de identificar a existência de fatores extrajudiciais que influenciam na intervenção prática do operador de direito, distinguindo os elementos referentes ao corpo/imagem (sexo/gênero/etnia/raça) dos elementos pertencentes à mente/consciência (classe social/formação educacional). Para isso, será realizada uma observação participante junto ao setor de atendimento ao público de uma defensoria pública para verificar como o estagiário de direito interage com a população usuária do serviço de assistência jurídica gratuita no âmbito federal.  E desta forma, identificar se esse campo do saber/poder positivista iluminista possui uma dimensão corpórea parcial e influente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sidnéia Bento Duque, Defensoria Pública da União em Vitória (DPU/ES)

Mestre em Política Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Assistente Social da Defensoria Pública da União em Vitória (DPU/ES).

Downloads

Publicado

13-06-2023

Edição

Seção

Comunicações Orais - Classe social, gênero, raça, etnia e diversidade sexual