Trajetórias de vida e educação: breve ensaio a partir do pensamento gramsciano

Autores

  • Thaís Ribeiro Esteves Universidade do Vale do Paraíba (Univap) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) Campus Jacareí

Resumo

As reflexões teórico-críticas advindas da experiência como assistente social na política de educação profissional e tecnológica, especialmente no que diz respeito às condições para o acesso e a permanência escolar de jovens da classe trabalhadora, têm nos instigado a buscar analisar as trajetórias de vida dos estudantes em suas determinações de classe, raça e gênero, na particularidade da sociedade brasileira. Nesse sentido, refletimos sobre a contribuição do pensamento gramsciano no estudo sobre trajetórias de vida e educação, sobretudo a partir da categoria classes subalternas. Desse modo, reconhecemos a importância das narrativas dos indivíduos, como sujeitos singulares e humano-genéricos, para a compreensão da realidade social e enquanto uma construção coletiva por novos conhecimentos.

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Biografia do Autor

Thaís Ribeiro Esteves, Universidade do Vale do Paraíba (Univap) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) Campus Jacareí

Estudante de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Assistente Social, trabalhadora da educação, com atuação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) Campus Jacareí. Docente no curso de Serviço Social da Universidade do Vale do Paraíba (Univap). Mestre em Serviço Social pela PUC-SP e em Avaliação e Gestão de Políticas Sociais pela Universidade de Grenoble Alpes, França.

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Publicado

13-06-2023

Edição

Seção

Comunicações Orais - Educação e Política Social