Questão racial, eugenia e moralização da “questão social”: um debate necessário para o serviço social brasileiro

Autores

  • Maria Helena Elpidio Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
  • Meyrieli de Carvalho Silva Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Resumo

O presente estudo tem por objetivo apresentar uma breve síntese do debate a respeito da questão racial e os aspectos da formação social brasileira, com destaque para a funcionalidade da eugenia como mecanismo de “purificação” racial e a dimensão do racismo na sociedade de classes e na particularidade brasileira da formação da classe trabalhadora. Diante disso, apresentamos como a moralização da questão social, camuflou e despolitizou a racialização, embutindo uma ideia harmônica, de democracia racial nas relações entre brancos e negroa. A partir disso, elencamos parte das ações que foram desenvolvidas a partir da debate racial no serviço social, destacando a importância da luta antirracista para a profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Helena Elpidio, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Assistente Social. Professora Associada do DSS/PPGPS da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Docente na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Membro do Núcleo de Estudos Interfaces (Ufes).  Pesquisadora do Núcleo de Estudos Estado, Classes trabalhadoras e Serviço Social no Brasil - NECLATSS. NEAB/UFES. Presidente da ABEPSS (gestão 2017-2018)

Meyrieli de Carvalho Silva, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Assistente Social. Mestre em Política Social da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGPS/Ufes) e doutoranda em Política Social (PPGPS/Ufes), integrante de equipe de execução do projeto A Questão Étnico-Racial e os Fundamentos do Serviço Social: uma necessária relação na formação profissional. Membro do Observatório Capixaba de Juventude. Conselheira da Gestão É Preciso estar atenta e forte, do Cress-ES (2020-2023).

Downloads

Publicado

13-06-2023

Edição

Seção

Comunicações Orais - Classe social, gênero, raça, etnia e diversidade sexual