O projeto de vida no novo Ensino Médio

Autores

  • Alessandra Martins Constantino Cypriano Colégio de Aplicação Criarte/Ufes
  • Asenate Rodrigues e Silva Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Resumo

Este texto busca problematizar a centralidade do componente curricular “Projeto de Vida” no novo Ensino Médio (EM), instituído pela Lei Federal nº 13.415/2017, partir de interlocuções com Hannah Arendt. Denuncia o declínio do significado ético-político da terceira etapa da educação básica brasileira decorrente do enfraquecimento da esfera pública, sob a promoção de um discurso que se diz perseguir a preparação para a vida, mas sob premissas que submetem a ação política e o trabalho ao labor, ao mesmo tempo que produz o sufocamento do outro, da diferença e da pluralidade. Entende que a disciplina apresenta um caráter meramente funcional, individualista e imediatista, de modo que os meios e os fins da educação se restringem ao empreendedorismo.

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Biografia do Autor

Alessandra Martins Constantino Cypriano, Colégio de Aplicação Criarte/Ufes

Doutoranda em Educação, na linha Formação Humana e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). e professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio de Aplicação Criarte/Ufes.

Asenate Rodrigues e Silva, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Mestranda em Educação, na linha Formação Humana e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e professora do ensino fundamental da rede estadual de Cariacica/ES.

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Publicado

13-06-2023

Edição

Seção

Comunicações Orais - Educação e Política Social