Adolescer e a sociedade de classes: reflexões sobre medidas socioeducativas

Autores

  • Ana Clara Gomes Picolli Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
  • Maria Liduína de Oliveira e Silva Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Resumo

Este trabalho busca discutir brevemente, de maneira crítica, a respeito das medidas socioeducativas destinadas a adolescentes acusadas/os de cometer ato infracional, como também a produção de sofrimento e patologização de sujeitos em nossa sociedade. Partimos de uma interpretação e análise do sofrimento que atravessa os sujeitos e tem vínculo com as relações sociais, reconhecendo sua relação com a sociabilidade burguesa e seus produtos, a saber: a colonialidade, o racismo, sexismo, capacitismo etc. Com o retorno de governo que incitam debates como o da redução da maioridade penal, entendemos ser primordial e urgente reflexão e ação constante em prol da defesa, ampliação e garantia dos direitos e da proteção integral a adolescentes.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Clara Gomes Picolli, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Assistente Social Especialista em Saúde Mental pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Políticas Sociais da Unifesp.

Maria Liduína de Oliveira e Silva, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social pela PUC/SP. Professora associada 3 da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Downloads

Publicado

13-06-2023

Edição

Seção

Comunicações Orais - Direitos geracionais