Escolarização e inserção no trabalho dos moradores de Cafuringa/RJ

Autores

  • Daniele Ribeiro Fagundes Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Larissa Ribeiro Machado Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Beatriz Corsino Pérez Universidade Federal Fluminense (UFF)

Resumo

O presente trabalho aborda as atividades de pesquisa e extensão, desde 2017, com crianças e jovens residentes da comunidade remanescente quilombola de Cafuringa, situada na zona rural de Campos dos Goytacazes, interior do Rio de Janeiro.

Utilizamos como embasamento a análise sistemática das entrevistas audiovisuais, realizadas com os moradores mais velhos da comunidade, durante os anos de 2019 e 2021. Utilizamos como método de atuação a pesquisa-intervenção, sendo um instrumento qualitativo e crítico à neutralidade científica. Ademais, embasaram o estudo as leituras de Pérez (2020) no qual trabalha o conflitos de terra, as violências no meio rural; Calheiros e Stadler (2010) que contextualizam acerca dos quilombos nas políticas públicas brasileiras e Damasceno (2012) que discorre sobre a vida e trabalho no pós-Abolição na cidade de Campos.

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Biografia do Autor

Daniele Ribeiro Fagundes, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Larissa Ribeiro Machado, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Beatriz Corsino Pérez, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Psicologia e Professora adjunta do Departamento de Psicologia de Campos da Universidade Federal Fluminense (UFF).

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Publicado

13-06-2023