Formação social brasileira: políticas de reparação e permanência nas universidades

Autores

  • Fernanda Rodrigues Arrais Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre a formação da sociedade brasileira e a importância de reparação histórica na Educação Superior, para o acesso dos grupos considerados minoritários a este nível educacional. As reflexões serão problematizadas considerando a implementação de ações afirmativas, sobretudo após a aprovação da Lei 12.711/2012. Articulado a este debate, é fundamental pensarmos na permanência de qualidade destes sujeitos, que foram historicamente excluídos do ensino superior. Compreendemos como caminho para as ações institucionalizadas o uso de análises interseccionais, como uma ferramenta teórico e metodológica de identificação das relações de poder, estruturadas na sociedade capitalista, que impactam no ingresso e permanência nas universidades públicas.

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Biografia do Autor

Fernanda Rodrigues Arrais, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social na Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Assistente Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

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Publicado

13-06-2023

Edição

Seção

Comunicações Orais - Educação e Política Social