O desfinanciamento da Política de Assistência Social no (des)governo Bolsonaro

Autores

  • Jodeylson Islony de Lima Sobrinho Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Gabriel da Veiga Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Resumo

A Política Nacional de Assistência Social no Brasil no período do (des)governo Bolsonaro é atingida veemente com sua dinâmica ultraneoliberal de desfinanciamento e moralização. Assim sendo, o presente trabalho busca apresentar alguns aspectos acerca do desfinanciamento, implementação e efetivação dessa política nesse período. Nossa metodologia abarca a pesquisa bibliografia e documental do tipo exploratória, tendo como método o materialismo histórico-dialético. Assim sendo, concluímos que Bolsonaro cumpriu com o objetivo que propôs ao se lançar presidente da república de desmantelar qualquer tipo de proteção social aos mais vulneráveis, a exemplo da própria Política Nacional de Assistência Social, agravando as desigualdades sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jodeylson Islony de Lima Sobrinho , Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Assistente Social com graduação em Serviço Social pela Faculdade Adelmar Rosado (FAR), Mestre e Doutor em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor Adjunto e na função de coordenador do curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – campus de Francisco Beltrão, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre os Fundamentos do Serviço Social (GEPEFSS) Unioeste/FB.

Gabriel da Veiga, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Bacharel em Serviço Social pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão – PR. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre os Fundamentos do Serviço Social (GEPEFSS) Unioeste/FB.

Downloads

Publicado

13-06-2023

Edição

Seção

Comunicações Orais - A política social na crise sanitária revelando outras crises