Fundamentos do Serviço Social: breves reflexões acerca da estrutura sincrética e os desafios presentes à perspectiva crítica da profissão

Autores

  • Isabella Fresnedas Bolzan Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Marcelo Nascimento de Oliveira Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar reflexões acerca dos Fundamentos do Serviço Social, tecendo considerações precisas acerca do sincretismo do Serviço Social e o direcionamento ético-político da profissão. O estudo da dinâmica da consolidação do Serviço Social no Brasil é contextualizado no debate da sociabilidade burguesa, no capitalismo monopolista, enquanto uma profissão inserida na divisão social e técnica do trabalho, uma vez que o significado dessa profissão remete ao processo de reprodução das relações sociais, aprofundando seus compromissos e desafios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabella Fresnedas Bolzan , Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduação em Serviço Social. Mestrado em Serviço Social e Política Social. Doutoranda em Serviço Social e Política Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bolsista CAPES.

Marcelo Nascimento de Oliveira , Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduação em Serviço Social. Mestrado em Serviço Social e Política Social. Doutorando em Serviço Social e Política Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

13-06-2023

Edição

Seção

Comunicações Orais - Serviço social: fundamentos, formação e trabalho profissional