As políticas sociais para a população em situação de rua

Autores

  • Poliana Einsfeld da Silva Prefeitura Municipal de Esteio (RS)
  • Míriam Thais Guterres Dias Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumo

O presente estudo busca discutir as políticas sociais voltadas à população em situação de rua no Brasil, principalmente a de saúde e de assistência social, tendo por enfoque a atenção em saúde mental ofertadas nos serviços que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Apresenta de forma breve uma conceituação e resgate histórico sobre essa população e sobre as políticas sociais ofertadas a esta. Por fim, analisa os principais entraves para efetivação da atenção em saúde mental desses sujeitos, no contexto do modo de produção capitalista. Entende-se que estudos como esses são necessários para subsidiar e qualificar o trabalho desenvolvido com a população em situação de rua nos diferentes serviços executores das políticas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Poliana Einsfeld da Silva , Prefeitura Municipal de Esteio (RS)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Política Social e Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em saúde mental coletiva pela ESP/RS. Assistente social da Prefeitura Municipal de Esteio (RS).

Míriam Thais Guterres Dias , Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Serviço Social. Professora Associada no Programa de Pós-Graduação Política Social e Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

13-06-2023

Edição

Seção

Comunicações Orais - Análise, avaliação e financiamento das políticas públicas