Considerações sobre a infância e a adolescência no relatório do gabinete de transição da Presidência da República.

Autores

  • Rodrigo Silva Lima Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Vanessa Cristina dos Santos Saraiva Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Resumo

Realizaremos uma análise da trajetória dos direitos de crianças e adolescentes, destacando a conjuntura de transição de um governo ultraneoliberal para o governo Lula. Destacamos as conquistas obtidas no campo da infância e adolescência na contemporaneidade, os desafios enfrentados nesse percurso de lutas societárias e pretendemos debater as possibilidades diante de um cenário de descaso com as políticas sociais e abandono de pautas prioritárias no campo da infância e adolescência. A metodologia adotada nesse percurso é análise de estudos e leis com destaque para o relatório do gabinete de transição da Presidência da República. Constatamos que os desafios são grandes, mas a vontade política e a organização coletiva são o vetor para a defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Silva Lima , Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutor em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor associado do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Vanessa Cristina dos Santos Saraiva , Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Departamento de Fundamentos da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Downloads

Publicado

13-06-2023

Edição

Seção

Comunicações Orais - Direitos geracionais