Política de Atenção Básica em contexto de Programa Previne Brasil

Autores

  • Franciele da Silva Santos Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Maurílio Castro de Matos Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Resumo

A política de saúde no Brasil sempre enfrentou forças contrárias à sua consolidação enquanto “direito de todos e dever do Estado” em todos os níveis. Nesse sentido, pretendemos discuti-la em contexto de ofensiva neoliberal, com ênfase no âmbito da Atenção Básica a partir do Programa Previne Brasil. Além de autores que discutem a temática, nos debruçamos em documentos como o Relatório do Banco Mundial e base de dados do Governo Federal que dispõe sobre os recursos repassados para os fundos municipais de saúde. O estudo nos fez perceber a importância de análise crítica dos dados pois há discursos de aumento de recursos, porém não há mediações explícitas que apontem transparência quanto ao uso dos recursos, o que têm impactado diretamente na forma de acesso da população a tal política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franciele da Silva Santos, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Assistente Social. Doutoranda em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora substituta de Serviço Social na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Maurílio Castro de Matos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Assistente Social. Doutor em Serviço Social (PUC-SP). Professor Associado da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Downloads

Publicado

13-06-2023

Edição

Seção

Comunicações Orais - Análise, avaliação e financiamento das políticas públicas