Desigualdades sociais e políticas sociais: reflexões a partir da intersetorialidade

Autores/as

  • Rosimary Gonçalves de Souza Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ)
  • Giselle Lavinas Monnerat Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ)

Resumen

Este artigo analisa como o agravamento das desigualdades sociais, em contexto ultraneoliberal e pós pandêmico, revigora o debate do papel do Estado na garantia dos direitos sociais, destacando, sobretudo, que a conjuntura atual demanda políticas públicas e sociais intersetoriais em face da profunda complexidade das refrações da questão social. Ademais, confere centralidade ao debate sobre como o grave quadro social atual exige para seu enfrentamento ações coordenadas, sustentáveis e contínuas dos entes governamentais com o engajamento e participação ativa da sociedade civil, sem deixar de problematizar os desafios históricos advindos da baixa tradição de intervenção articulada entre as áreas sociais no Brasil.

Biografía del autor/a

  • Rosimary Gonçalves de Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ)

    Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Público (ENSP – FIOCRUZ). Professora do Departamento de Política Social da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UERJ).

  • Giselle Lavinas Monnerat, Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ)

    Doutora em saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Público (ENSP-FIOCRUZ). Professora do Departamento de Política Social da Faculdade de serviço social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UERJ).

Publicado

13-06-2023

Número

Sección

Comunicações Orais - A política social na crise sanitária revelando outras crises