Desigualdades sociais e políticas sociais: reflexões a partir da intersetorialidade

Autores

  • Rosimary Gonçalves de Souza Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ)
  • Giselle Lavinas Monnerat Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ)

Resumo

Este artigo analisa como o agravamento das desigualdades sociais, em contexto ultraneoliberal e pós pandêmico, revigora o debate do papel do Estado na garantia dos direitos sociais, destacando, sobretudo, que a conjuntura atual demanda políticas públicas e sociais intersetoriais em face da profunda complexidade das refrações da questão social. Ademais, confere centralidade ao debate sobre como o grave quadro social atual exige para seu enfrentamento ações coordenadas, sustentáveis e contínuas dos entes governamentais com o engajamento e participação ativa da sociedade civil, sem deixar de problematizar os desafios históricos advindos da baixa tradição de intervenção articulada entre as áreas sociais no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosimary Gonçalves de Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ)

Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Público (ENSP – FIOCRUZ). Professora do Departamento de Política Social da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UERJ).

Giselle Lavinas Monnerat, Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ)

Doutora em saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Público (ENSP-FIOCRUZ). Professora do Departamento de Política Social da Faculdade de serviço social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UERJ).

Downloads

Publicado

13-06-2023

Edição

Seção

Comunicações Orais - A política social na crise sanitária revelando outras crises