Estudo da arte e serviço social: estratégias de trabalho na socioeducação
Resumo
O artigo apresenta o estudo da arte realizado nos principais catálogos acadêmicos, revistas, publicações do conjunto CFESS-CRESS e na Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire, entre janeiro de 2010 a junho de 2022, em busca de temas sobre a atuação de assistentes sociais na política socioeducativa numa interface entre saúde mental e o atendimento aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de privação de liberdade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que buscou identificar as produções acadêmicas, as lacunas e a relevância do tema, não só, para academia, como também para atuação profissional. Além de um subsídio metodológico para elaboração de uma atividade acadêmica, a pesquisa realizada se constituiu em uma estratégia de trabalho, na busca de respostas profissionais, diante das requisições institucionais, das demandas apresentadas pelos sujeitos da política de execução de medida socioeducativa e em razão de um processo de adoecimento em trabalho – resultado da materialização da precarização do trabalho que se projeta no cotidiano institucional. O estudo parte do pressuposto de que é um tema caro a profissão, todavia, carece de investigação sistematizada a fim de oferecer referencias teóricos para assistentes sociais que atuam em equipes de referência em saúde mental nas unidades de privação de liberdade da política socioeducativa fluminense, à quiçá, em diferentes estados brasileiros que possuam a temática enquanto demanda e desafio no exercício profissional.