O processo de fechamento do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUCRS: a quem serve a política de educação no Brasil?

Autores

  • Thiana Orth Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Resumo

Em agosto de 2022, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) anunciou que não haveria a abertura de processo seletivo para a entrada de mestrandos e doutorandos no corpo discente do seu Programa de Pós Graduação em Serviço Social (PPGSS), mesmo havendo bolsas de estudos disponíveis para novos egressos em 2023. Levando-se em consideração as consequências da decisão tomada pela PUCRS, o artigo tem como objetivo refletir sobre as marcas constitutivas da Política de Educação no Brasil, traçando os retrocessos pelos quais vem passando a Educação Superior no país nos anos recentes e os desafios da Pós-Graduação em Serviço Social. O artigo foi desenvolvido através de revisão bibliográfica sobre o tema, como também mediante análise das publicações realizadas pelo coletivo Resiste PPGSS, criado nas redes sociais pelas (os) estudantes do programa em questão, nos dias subsequentes ao anúncio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiana Orth , Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pós-Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUCRS.

Downloads

Publicado

13-06-2023

Edição

Seção

Comunicações Orais - Educação e Política Social