Educação superior e ensino remoto: notas sobre os limites ao processo de formação em Serviço Social

Autores

  • Flávia Melo Lopes Universidade Federal de Alagoas (Ufal)-Palmeira dos Índios

Resumo

Resumo: A educação, enquanto política pública reconhecida pelo Estado brasileiro, aglutina aspectos de importação de modelos e reformas que não consideram as particularidades do país. A pandemia mundial da COVID-19, escancara níveis de desigualdade em todas as dimensões da vida humana, sobretudo, a política educacional tem sido impactada nas formas de acesso, oferta de serviços e ensino. Sendo assim, o presente trabalho intenta refletir sobre a modalidade de ensino remoto emergencial adotada pela Universidade Federal de Sergipe, em cursos de graduação. Parte-se das experiências em componentes curriculares da graduação em Serviço Social nos semestres 2020.1 e 2020.2 sob a ótica das condições objetivas de cumprimento dos conteúdos, participação e índices de aproveitamento discente, evasão e retenção acadêmicas.

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Biografia do Autor

Flávia Melo Lopes, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)-Palmeira dos Índios

Doutora em Serviço Social e professora do curso de Serviço Social -UFAL-Palmeira dos Índios.

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Publicado

08-08-2023

Edição

Seção

Comunicações Orais - Educação e Política Social