Serviço social, desigualdade digital e a digitalização do INSS
Resumo
O artigo trata dos efeitos da digitalização do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para o Serviço Social na Defensoria Pública da União (DPU). Através de fontes secundárias, documentais e de um caso observado no trabalho de campo junto à DPU, cujo material foi coletado de pesquisa aprovada em Comitê de Ética de Pesquisa, identificamos que a digitalização e a automatização do BPC se apresentam como níveis mais elevados de amanualidade (Pinto, 2005). Trata-se de um desenvolvimento tecnológico a serviço da contrarreforma do Estado, que assume a finalidade de economia dos gastos públicos com as políticas sociais, demandando do Serviço Social não só um lugar de tradução da linguagem dos sistemas de informação como de monitoramento da movimentação dos requerimentos da população ao BPC.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
27-08-2024
Edição
Seção
Comunicações Orais - Serviço social: fundamentos, formação e trabalho profissional