Da intenção à realidade: políticas de ação afirmativa na área da Educação: primeiras ações na Universidade Federal do Pará (UFPA)

Autores

  • Ellana Barros Pinheiro

Resumo

O presente artigo aborda a Educação Superior no Brasil, sob as diferentes perspectivas e posições oriundas da relação indissociável entre educação e direito social, tendo em vista o eixo analítico pautado na garantia do direito à educação. Para tanto, irá se discutir os conceitos: direitos sociais e a políticas sociais brasileiras, buscando-se compreender como uma política emancipatória que garanta condições de cidadania, e não apenas que compensam carências e necessidades. Abordar-se-á também as políticas de ação afirmativa, conceituadas enquanto mecanismo de enfrentamento de desigualdades sociais historicamente construídas, e as primeiras ações desta política desenvolvidas na Universidade Federal do Pará (UFPA).

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Biografia do Autor

Ellana Barros Pinheiro

Pós-graduanda do curso de mestrado em Serviço social da UFPA

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Publicado

2015-06-15

Edição

Seção

Comunicações Orais - Política Social e estratégias de desenvolvimento